4 Dicas Sobre Queda de Cabelo

queda de cabelo

Prevenir a queda de cabelo pode parecer uma tarefa esmagadora e impossível. Muitas pessoas percebem que este problema é uma das conseqüências naturais do envelhecimento, mas para aqueles que sofrem de queda de cabelo no começo da vida, isso não é verdade. Eles naturalmente perguntam “por que eu?” O emagrecimento e o recuo do cabelo podem ser uma parte natural do envelhecimento, mas o “envelhecimento”, como definido pelos nossos anos de vida, não é a única causa.

Embora não possamos (até agora) interromper o processo de envelhecimento, há muitos outros fatores que contribuem sobre os quais temos algum grau de controle. O envelhecimento humano não é linear, e não há 2 pessoas envelhecendo fisicamente na mesma proporção. Todos nós conhecemos alguém que é fisicamente muito mais velho ou mais novo que seus anos de calendário.

Os fatores que afetam essa “taxa de envelhecimento” são muitos e incluem genética, meio ambiente, dieta, exercícios, doenças, estresse e muito mais. Algumas delas estão além do nosso controle ou são difíceis de modificar, no entanto, há algumas que podemos influenciar muito com nossas ações pessoais.

Fazer mudanças positivas pode atrasar bastante o início e a taxa de mudança em muitos aspectos, muitas vezes associados ao envelhecimento. Sabendo disso, é possível prevenir ou retardar a queda de cabelo em muitos casos.

1) Determinar a Razão

Existem diferentes razões para além de simplesmente culpar o processo de envelhecimento por que uma pessoa pode estar perdendo o cabelo. Alguns dos fatores causais mais comuns incluem má alimentação, estresse excessivo, problemas médicos, hormônios flutuantes e fatores hereditários. A fim de prevenir e controlar a queda de cabelo, o primeiro passo é descobrir qual dessas causas se aplica à sua condição particular.

Se a calvície correr na sua família, você pode pensar que está fadado a sofrer com o mesmo destino. No entanto, ainda existem maneiras de superar a queda de cabelo, mesmo que haja uma predisposição genética. Cirurgia de transplante capilar, ou o uso de medicamentos para crescimento capilar são possíveis opções de tratamento. Para descobrir qual plano específico pode ser melhor para você, é recomendável visitar um especialista em cabelos para discutir suas opções.

2) Fatores Gerenciáveis

Estresse e dieta pobre estão entre as razões mais comuns e controláveis, que muitas pessoas experimentam a queda de cabelo. Ao lidar com as tensões da vida moderna, muitas pessoas não têm tempo para preparar refeições adequadas ou para fazer o tempo para descanso e relaxamento adequados.

Se esses fatores são aqueles que contribuem para a sua queda de cabelo, é a maneira de o seu corpo sinalizar que algumas mudanças necessárias no estilo de vida são necessárias. A queda de cabelo pode ser o sintoma óbvio, mas é muito provável que seu corpo esteja sofrendo de outros problemas menos visíveis, mas potencialmente mais prejudiciais. A queda de cabelo é possivelmente a ponta visível do iceberg.

Reavalie o que é importante para você, faça um esforço para evitar pessoas e situações estressantes, faça uma dieta saudável e nutritiva e garanta pelo menos 7 horas de sono todas as noites.

3) Soluções Tópicas

Há uma série de xampus e condicionadores hoje que afirmam ser capazes de prevenir a queda de cabelo, mas muitos deles não são substanciados ou não comprovados. Se você estiver procurando por uma solução tópica, valerá a pena ter uma consulta profissional para encontrar o tratamento que funcionará melhor para o seu problema específico. Esses especialistas em cabelo devem realizar um exame para prescrever um remédio que seja realmente eficaz.

Depois de começar a usar qualquer remédio para prevenir a queda de cabelo, esteja ciente de que demorará algum tempo até que os resultados apareçam. A maioria dos casos de queda de cabelo não acontece durante a noite, por isso, reverter ou retardar o processo não será diferente.

Se você ainda está perdendo o cabelo com uma semana no tratamento, não se desespere. Dê-lhe tempo. Algumas pessoas respondem no primeiro ou segundo mês, enquanto outras demoram até seis meses para ver os resultados. Este é um processo gradual. Os resultados variam dependendo da sua causa e tratamento específico.

4) Seja Aceitável e Realista

Mais importante ainda, seja gentil e amável consigo mesmo durante todo o processo. Lembre-se, esta é uma condição comum que afeta homens e mulheres em todo o mundo. Faça as mudanças possíveis, sejam elas dieta, estilo de vida, mudanças no produto ou medicação, com aplicação e intenção reais.

Reconheça que você tem algum grau de controle e o exercite, mas não fique desanimado se no final do dia, mês ou ano, você não tiver tanto cabelo quanto gostaria. Há muitas coisas piores para ficar sem.

Aviso: Procure sempre o seu médico de confiança e faça uma consulta.

Deixe um comentário